Sublimação – Arte e Psicanálise

  • Início
  • Sublimação – Arte e Psicanálise

Constitui-se de fruição da arte em articulação com a Psicanálise

O que é?

Freud se interessou em elaborar articulações entre psicanálise e arte, advindo daí importantes construções teóricas que ampliaram bastante nosso entendimento sobre a experiência criativa humana. Um dos conceitos criados por Freud é o de Sublimação, que refere-se à atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que encontrariam o seu elemento propulsor na força da pulsão sexual. Assim, a pulsão dessexualizada visa um alvo não sexual, completando seu circuito em torno de objetos socialmente valorizados. Para Freud, as atividades sublimatórias são aquelas relacionadas às atividades artísticas, à construção de conhecimentos científicos e intelectuais, e à prática de esportes.

Com a finalidade de ampliar nossos conhecimentos da teoria psicanalítica, criamos a Sublimação: espaço de estudo constituído pela fruição da arte em articulação com a Psicanálise. São organizadas sessões de cinema, visitas a exposições de artes visuais, peças teatrais, troca de experiências literárias e musicais, a fim de que tais linguagens sejam apreciadas e vivenciadas a partir da abordagem psicanalítica.

VOCÊ ME SENTE?

O Holocausto Rosa é o tema de “Você me sente?”, que estará em cartaz no próximo sábado no Teatro Ribondi. A direção é de José de Campos.

A Escola de Psicanálise de Brasília mediará a discussão sobre a peça, na companhia dos textos sociológicos de Freud, como Psicologia das Massas e o Mal-estar na Cultura. A conversa após a peça será conduzida por
Eduardo Batista (Ator, diretor, mestre em Pedagogia das Artes Cênicas, professor de teatro e psicanalista em formação).

O espetáculo é baseado no texto Bent, de Martin Sherman. A adaptação é de Rafael Salmona. A peça leva ao público uma outra perspectiva de um dos maiores massacres da história contemporânea da humanidade: o Holocausto “Rosa”. A perseguição nazista aos homossexuais. Milhões de homens e mulheres foram enviados aos campos de concentração na Alemanha, como judeus, ciganos, presos políticos, imigrantes, intelectuais e homossexuais. Eles eram perseguidos, torturados e mortos pelos agentes da Gestapo.

Nesse contexto, Max vive no meio artístico de Berlim, procurando liberdade e diversão no Clube da Greta. Após uma noite como tantas outras, se vê perseguido pela Gestapo e isso muda tudo. É quando se inicia a fuga com Rudy, seu parceiro, até serem presos e levados a um trem com destino a um campo de concentração. Lá, Max conhece Horst. Essa nova relação o coloca numa posição em que assumir quem verdadeiramente é pode ser o fim de tudo.

#escoladepsicanalisedebrasilia
#casadosquatro
#institutokalile
#freud
#psicanalise
#psicologia

Nosso corpo docente é formado por pesquisadores, professores e psicanalistas

Profissionais experientes que buscam transmitir os conhecimentos de forma didática, séria e inovadora.

Carla Silva - Escola Psicanálise de Brasília
Berilo Carvalho - Escola Psicanálise de Brasília
Carolina Esteves - Escola Psicanálise de Brasília
Flávio Calile - Escola Psicanálise de Brasília
Otávio Calile - Escola Psicanálise de Brasília
Fernanda Calile - Escola Psicanálise de Brasília
Anderson Mota - Escola Psicanálise de Brasília
Jenaína Carvalho - Escola Psicanálise de Brasília
Antônio Eustáquio - Escola Psicanálise de Brasília - thumb

Tem interesse em saber mais?

Preencha o formulário e um de nossos consultores lhe apresentarão todos os detalhes sobre os nossos cursos, se preferir você pode ligar ou falar por whatsapp.

Central de Atendimento

(61) 3047-3677

(61) 99657-6062

Horário de Atendimento

Segunda – Sexta
(08:00 – 18:00)

AtendimentoOnline
Informe seu nome e telefone para iniciarmos o atendimento 😀